Olá! Sou a Flávia
Sobre criar um blog nos dias de hoje.
Em uma época em que tudo parece precisar ser rápido, criar um blog talvez soe como um hábito antigo. Ainda assim, foi justamente essa velocidade constante que despertou em mim a vontade de construir este espaço.
As redes sociais possuem seu valor. Foi nelas, inclusive, que encontrei pessoas apaixonadas por literatura, descobri livros e compartilhei leituras que me marcaram profundamente. Mas, com o tempo, comecei a sentir falta de algo que dificilmente cabe em vídeos curtos, legendas rápidas ou opiniões apressadas: permanência.
Algumas ideias precisam de mais tempo. Alguns livros também.
Este blog nasce como um espaço para reflexões mais longas sobre literatura, leitura e tudo aquilo que os livros despertam em nós. Não apenas sobre terminar livros, mas sobre permanecer com eles.
Não pretendo transformar este espaço em um lugar de respostas definitivas. Pelo contrário. A literatura talvez seja uma das poucas experiências humanas que nos ensinam a conviver melhor com perguntas. Ler, para mim, sempre esteve menos relacionado à produtividade e mais ligado à expansão: de pensamento, sensibilidade e percepção do mundo.
Talvez este blog também seja uma tentativa de desacelerar um pouco. De criar um lugar onde as ideias possam respirar sem a necessidade constante de resumir tudo em poucos segundos.
Aqui você provavelmente encontrará textos sobre clássicos, hábitos de leitura, experiências literárias e pensamentos que nasceram durante ou depois de uma leitura. Alguns textos serão mais analíticos; outros, mais pessoais. Mas todos surgem da mesma intenção: olhar para a literatura com mais calma e atenção.
Se você também sente falta de permanecer mais tempo nas ideias, espero que encontre neste espaço uma boa companhia de leitura. **
conversa
comentários
o que essa leitura te despertou? deixe seu recado.